“A
Criação do Mundo” é um espetáculo de dança contemporânea que retrata através da
mitologia Ticuna e Tupaiu a origem do universo e do homem.O fascínio e a
curiosidade de saber como surgiram o céu,as estrelas,os rios,igarapés,o homem a
mulher e suas relações com personagens míticos do mundo animal e vegetal,nos
leva a buscar baseado na literatura indígena, uma pesquisa e uma releitura de
movimentos e gestos do cotidiano que dançados e interpretados nos transportam
para este universo repleto de simbolismo,poesia e magia que fazem parte da
nossa “amazoneidade”. Na primeira parte aborda o mito da origem dos ticunas
apresentando uma compreensão das árvores como símbolo da vida.Na segunda parte
aborda a mitologia Tupaiu do estado do Pará, onde a partir do lenho de árvores
que se originou as três principais etnias que formaram o povo brasileiro. Este
espetáculo foi premiado com o Programa de Apoio às Artes - Proarte
2008,promovido pela Secretaria de Estado da Cultura do Amazonas.Foi apresentado
no Teatro Amazonas, Palacete Provincial,Largo São Sebastião,Teatro Padre Pedro
Vígnola,Teatro Comandante Ventura em Manaus, em 2009,2010,2011.
FICHA
TÉCNICA
Direção
Artística e Coreográfica: Cléia Alves
Coordenação
Geral e Produção: Marta Marti
Pesquisa:
Cléia Alves e KK Bonates
Concepção
de Figurino e Trilha Sonora: Cléia Alves
Confecção
de Figurino e Adereços: Luiz
Elenco:
Sirlane Barbosa,Aline Hamburgo,Magda Carvalho,Letícia Morais,Emilly
Franco,Karla Bianca Silva,Thayra do Vale,Wanderlane Oliveira,Marcos
Basílio,Thiago Baltazar,David Oliveira,Renielly Lopes,Brenda Lopes,Thaís
Alencar.
Para saber mais acesse:
Espetáculo Manaus Cabocla
Coreografado por Cléia Alves o espetáculo é uma síntese da formação sociocultural do amazonense, principalmente do interiorano que adotou a capital como base.As coreografias revelam os resquícios de uma Manaus urbana ainda ligada às tradições rurais: as viagens em motor de linha, os recados transmitidos pelas "vozes" da escadaria dos Remédios, as festas nas quais se dançam o forró,o brega, os festivais folclóricos com apresentações de ciranda e boi-bumbá, e o gosto pelas comidas regionais.manaus cabocla é uma homenagem a nossa cidade e faz uma alusão à mulher que encanta com com sedução, beleza, simplicidade e criatividade. Entretanto, mas do que homenagem, a montagem é um resgate da memória das nossas tradições que a urbanidade insiste em extinguir tais como as conversas nas calçadas, os banhos nos igarapés, lavagem de roupa nos rios, as festas juninas de rua com folguedos de época, a paquera cortês nos bailinhos e várias outras tradições que, aos poucos, vão se perdendo no tempo e na nossa memória. Manaus cresceu e algumas coisas com ela se perderam ou se transformaram muito.Mas, é preciso saber ver os encantos da Manaus Cabocla e moderna" analisa Cléia.
Este espetáculo foi premiado pela Pequenos Projetos Grandes Idéias-PPGI em 2005, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura do Estado do Amazonas.Participou do I Festival Amazonas de Dança em 2009, no Teatro Amazonas, ficou em temporada no mês de agosto de 2006 no Teatro Américo Alvarez e Teatro Jorge Bonates em 2010.Participou da Virada Cultural em 2010 e 2011 promovida pela ManausCult.
Ficha Técnica
Direção artística e Coreográfica: Cléia Alves
Produção e Coordenação Geral: Marta Marti
Ensaiador: Eugênio Lima
Figurinista: Andressa Paraquetty
Confecção e adereços: Sibele Gomes
Produção de Imagens: Susana Claudia
Fotografia: Danilo Junior
Elenco: Magda Carvalho, Aline Hamburgo, Fabíola Almeida, Késia Nascimento, Cemisa Nascimento, Renielly Lopes, Sirlane Barbosa, Paula Hialgo, Pablo Fernandes, Brenda Lopes, Felipe Hidalgo, Wanderlane Oliveira, Renato Lira.
Para saber mais sobre este trabalho acesse:
http://youtu.be/bldkMOYpKMM
http://youtu.be/ePUO8XQWaCQ
http://youtu.be/riuinsV-_b8
http://youtu.be/wlRgQz9A3ZE
Espetáculo Berimba Berimbau
É um espetáculo de dança o qual tenta revelar através de variadas formas de expressão do corpo, um pensar amazônico, utilizando para isto, estímulos polirítmicos.
Mostra de uma forma poética a influência do
ritmo do instrumento central- o Berimbau.Este instrumento primitivo e ancestral
dos modernos instrumentos de corda, traz na sua forma, o arco, um símbolo
tribal e telúrico do índio e do negro.O arco neste contesto é um símbolo de
guerra e de paz, sendo esta última, representada pelos seus acordes e
transmutada em alegria e suor de corpos. Em outras palavras, o arco do negro
toca e o arco do índio lança, mas tudo é arco. Berimba Berimbau é a tentativa
de que o corpo do dançarino seja um arco- repositório da força, da leveza, da
precisão, do corte, aliado a variados sentimentos,tudo acompanhado pela
brincadeira, pela descontração, pelo festejo, pelo jogo e pelo ritual existente
nas manifestações populares como a capoeira, o maculelê, o boi-bumbá e a dança
afro.
O trabalho foi montado no ano de 2004 e ficou
em cartaz nos anos de 2005 e 2006 na cidade de Manaus.Participaram onze
integrantes, na faixa etária de 14 a 20 anos, na sua maioria da zona leste de
Manaus, dos quais oito faziam parte da Cia Ballet da Barra e três são
capoeiristas de Manaus.
Com nove momentos o espetáculo que tem duração
de 40 minutos mostra a riqueza que é a capoeira no seu universo que fascina e
encanta conta a coreógrafa: “ A capoeira sempre esteve presente na minha vida ,
já praticava antes de viajar para Salvador (1995), quando cheguei lá me
encantei pela capoeira angola e então surgiu a idéia de fazer uma trabalho que
integrasse os instrumentos, o teatro a dança e a luta” .
As coreografias foram criadas a partir de
observações feitas nas aulas que recebia conta Cléia Alves .
Uma releitura foi feita nos folguedos maculelê
e do cacetinho, o que resultou numa energética e dinâmica coreografia.Do samba
de roda que sempre esteve presente nas festas do capoeirista também faz parte
do espetáculo. A trilha sonora tem a participação especial do Mestre KK Bonates
conhecido capoeirista de Manaus.
Ficha Técnica
Direção e Concepção Coreográfica: Cléia Alves
Preparador Corporal: Cléia AlvesFigurino: Cléia Alves e o Grupo
Produção e Coordenação Administrativa: Marta Marti
Músicas: KK Bonates, Eliberto Barroncas,Dinho Nascimento,
Quilombo de San Diego.
Elenco: Aline Hanburgo,Átila Mourão, Cemisa Nascimento, Celice Meire, Fabíola Almeida,Késia Nascimento,Sirlane Barbosa, Paula Hidalgo,Pablo Fernandes,Rômulo Macedo, Ronilson Rodrigues.
Para saber mais sobre este trabalho acesse:
Este trabalho foram registros e
resultados de quatro anos de pesquisa coreográfica realizados nos anos de 1999,
2000, inicialmente na cidade de Salvador-Ba e posteriormente nos anos de 2001 e
2002 na cidade de Manaus, onde a partir dos gestos das pessoas que vivem em uma
metrópole foram feitas leituras e releituras. O trabalho foi concebido a partir
de caminhos: caminhos de pessoas que estão ligadas pela cumplicidade dos
espaços e do tempo. Tenta mostrar a influência que o relógio exerce no
comportamento dessas pessoas. Teve sua estreia em 2002 e ficou em cartaz em
2003,2004,2005 nos teatros,centros comunitários,escolas públicas e
particulares,teatros e praças públicas da cidade de Manaus.
Ficha Técnica:
Direção Artística e Coreográfica: Cléia
Alves
Produção e Coordenação:Marta Marti
Elenco: Magda Carvalho,Marcia Vasconcelos
Cemisa Nascimento, Celice Freitas
Sirlane Barbosa,Fabíola Almeida
Raimara Ferreira, Renata Medeiros
Paula Hidalgo, Aline Hamburgo
Késia Nascimento e Renielly Lopes
Produção e Coordenação:Marta Marti
Elenco: Magda Carvalho,Marcia Vasconcelos
Cemisa Nascimento, Celice Freitas
Sirlane Barbosa,Fabíola Almeida
Raimara Ferreira, Renata Medeiros
Paula Hidalgo, Aline Hamburgo
Késia Nascimento e Renielly Lopes
http://youtu.be/06HEvhRetAU
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