terça-feira, 19 de setembro de 2017

OCUPAMINART NO IlÊ DE CAMARADAS 2017

O OcupaMinart esteve ocupando mais uma vez um espaço na cidade de Manaus. Desta vez estivemos participando da Roda de Conversa com o tema: a importância da mulher na capoeira e nas manifestações populares brasileira no evento Ilê de Camaradas- 2°Festival Internacional de Capoeira promovido pela Escola Matumbé Capoeira do Amazonas, Itália e Espanha, no dia 03 de setembro ( domingo), no Les Artistes Café Teatro, avenida 7 de Setembro, Centro Antigo de Manaus, no horário das 14:00 às 15:30, com entrada gratuita.

O evento teve o apoio da Associação dos Mestres e Brincantes da Cultura Popular do Amazonas e do OcupaMinart.
A roda de conversa teve a mediação de Cléia Alves, Cida Aripória e o Mestre KK Bonates. Foram abordados os assuntos: a trajetória da mulher na capoeira; a mulher capoeirista e os movimentos feministas; a mulher na capoeira da Europa e Brasil; as mulheres nos espaços de poder e nas manifestações populares brasileira.

SOBRE O OCUPAMINART

Idealizado pelas artistas e militantes Cida Aripória do Coletivo MariaM-AM, Cléia Alves da Associação dos Mestres e Brincantes da Cultura Popular do Amazonas e Chermie Ferreira do  MUMBI- Salvador/BA. O projeto tem como objetivo estimular cada vez mais o empoderamento e fortalecimento feminino nas produções artísticas de Manaus, principalmente no HIP HOP, nas artes cênicas, audiovisual, nos movimentos de cultura popular, na política, e em vários seguimentos de luta e resistência que queiram participar com intuito de combater o machismo, racismo, preconceito e violência, pensando ainda mais na valorização e respeito da luta das mulheres no Brasil.

O projeto propõem ações concretas com encontro artístico e cultural das mais diversas formas de manifestações da cultura afro-ameríndia, tão ricas e diversas, de modo a dialogar, compartilhar e fomentar um maior e melhor conhecimento delas através de apresentações de dança, oficinas, palestras, vivências, músicas, exposição de artes, moda, graffite e roda de diálogos.


SOBRE O ILÊ DE CAMARADAS 

Este ano de 2017 aconteceu a segunda edição do Ilê de Camaradas, a primeira edição foi realizada em gosto de 2015. O evento tem como objetivo reunir os capoeiristas de Manaus e artistas para compartilhar experiências e firmar as parcerias junto com o movimento negro. A coordenação e a idealização são dos contramestres amazonenses Angelo Capacete que reside em Roma- Itália e Felipe Fofinho que reside em Barcelona- Espanha, os dois atuam e coordenam a escola Matumbé nestes países. A Escola de Capoeira Matumbé  exite há mais de seis anos em Manaus, foi criada  e é coordenada  pelo Mestre KK Bonates ,mestre de renome internacional que possui mais de 45 anos dedicados à capoeira.          .


Nós coordenadoras do Ocupaminart agradecemos o convite para participar deste evento tão rico e de extrema importância para a rede de troca e de compartilhamentos entre os capoeiristas, mestres do saber,artistas, estudantes e pesquisadores, e estaremos sempre dispostas a fortalecer os movimentos sociais e movimento negro em Manaus e no Brasil

PROGRAMAÇÃO:
QUARTA-FEIRA 30/08
19:00 – Inscrições
19:30 - Vivência com os convidados e Roda de Capoeira Angola
Local: Centro de convivência do Idoso da Aparecida
R. Wilkens de Matos, S/N - Nossa Sra. Aparecida, Manaus - AM, 69010-420

QUINTA-FEIRA 31/08
19:00 – Inscrições
19:30 – Oficina com os convidados e Roda de Capoeira Angola
Local: Centro de convivência do Idoso da Aparecida
R. Wilkens de Matos, S/N - Nossa Sra. Aparecida, Manaus - AM, 69010-420

SEXTA-FEIRA 01/09
19:00 – Inscrições e entrega de camisetas 
19:30 - Oficina com os convidados e Roda de abertura
Local: Les Artistes Café Teatro
Av. Sete de Setembro, 377 - Centro, Manaus - AM, 69005-140

SABADO 02/09
10:00 – 22:00: Oficinas e Rodas com os mestres e contramestres convidados
Local: Les Artistes Café Teatro
Av. Sete de Setembro, 377 - Centro, Manaus - AM, 69005-140

DOMINGO 03/09
09:30 – Tradicional Roda de Capoeira Angola na Feira de Artesanato – Av. Eduardo Ribeiro esquina com a Av. 7 de Setembro.
13:00 – 19:00:
- Roda de Conversa: a importância da mulher na capoeira e nas manifestações populares
Com mediação de Cléia Alves, Cida Aripória, Mestre KK Bonates.
- Oficinas de danças populares de matriz africana com Cléia Alves
- Hip Hop  com Mulheres in Rima e banda Solar Roots
- Maracatu Eco da Sapopema
- Samba de Roda
- Show dançante com o Grupo Cultural Malungo Dudu e Vozes do Cativeiro
Local: Les Artistes Café Teatro
Av. Sete de Setembro, 377 - Centro, Manaus - AM, 69005-140

Texto: Cléia Alves

 
RODA DE CONVERSAS


RODA DE CONVERSAS


OFICINA DE DANÇA
CARTAZ


RODA DA FEIRA DA EDUARDO RIBEIRO
MULHERES IN RIMA- RAP FEMININO MANAUARA
MULHERES IN RIMA- RAP FEMININO MANAUARA


MARACATU ECO DA SAPOPEMA
OFICINA COM MESTRES DA CAPOEIRA

Nenhum comentário:

Postar um comentário